SITE DE ACOMPANHAMENTO

Projeto Ceará Transparente chega à reta final – reveja os marcos do projeto

Cover ceara%cc%81 transparente
Sistema está no ar desde 18 de julho de 2018 e pode ser acessado por toda a população.

Iniciado em novembro de 2016, o projeto do Ceará Transparente foi oficialmente lançado no dia 18 de julho de 2018. Desde então, tem funcionado como o idealizado, reunindo os Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação mas, principalmente, cumprindo sua missão fundamental: encurtar a distância entre a população e o governo do Estado do Ceará. O bom funcionamento, assim como a trajetória do projeto e das equipes envolvidas, pede a celebração de alguns marcos, como o próprio lançamento, o prêmio recebido pelo sistema, o repasse da tecnologia.

A cerimônia de lançamento, que aconteceu em 18 de julho, marcou oficialmente o início da operação do Ceará Transparente. A plataforma, além de disponibilizar os serviços à população, exibe, de maneira simples, estatísticas sobre o uso dos serviços disponíveis – apresentando, mês a mês, indicadores como o tempo médio de resposta e a resolutividade das manifestações de ouvidoria e solicitações de acesso à informação.

No entanto, chegar a essa etapa exigiu, antes de tudo, uma compreensão sobre as particularidades de um projeto como o Ceará Transparente e um planejamento extenso. Nesse processo, foi essencial o envolvimento de especialistas e equipes multidisciplinares, a utilização de diferentes metodologias, além de muito comprometimento e pesquisa. Por isso, desde a criação do Plano de Trabalho do Projeto, a Caiena - Tecnologia e Design, responsável pelo desenvolvimento do sistema, pactuou com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) e o Banco Mundial 14 ciclos de trabalho que contemplassem as três fases do projeto: a pesquisa, o desenvolvimento e o repasse da tecnologia.

O projeto, que foi financiado por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR), teve como condição fundamental a transparência e a participação cidadã ao longo de todo seu desenvolvimento. Na prática, a condição se traduz em alguns artefatos e processos, como esse blog, a newsletter periódica sobre o projeto e a disponibilização de todos os relatórios do projeto para o público.

Além de alcançar a participação popular, a abordagem de manter o cidadão no centro do processo de decisão também rendeu ao projeto uma premiação no iF DESIGN AWARD 2018, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições. É importante pontuar que o Ceará Transparente foi o único projeto brasileiro premiado na categoria. Organizado anualmente desde 1953, o  iF DESIGN AWARD é um dos maiores prêmios de design do mundo. Em 2018, cerca de 6.400 projetos foram inscritos, de 54 países. Entre os vencedores estão empresas como Apple, Samsung e BMW.

O envolvimento popular se deu, principalmente durante as fases de pesquisa e desenvolvimento, momentos em que colocou-se em prática as oficinas de design  – atividades em que os cidadãos participavam diretamente do processo de concepção das ferramentas e diretrizes do sistema –, e a pesquisa etnográfica. Assim que o projeto iniciou a fase de desenvolvimento, a população pôde participar das demonstrações públicas, já testando as primeiras versões do sistema e fazendo suas sugestões de melhorias. Ao todo, foram três demonstrações: uma no Cariri, no Vapt Vupt de Juazeiro do Norte, outra no Vapt Vupt do Antônio Bezerra e uma no Instituto dos Cegos, ambos em Fortaleza. Em todas as demonstrações, assistidas pela equipe da Caiena e pela CGE, os cidadãos puderam utilizar o sistema para solicitar informações sobre temas como saúde, educação e gastos públicos, além de registrar manifestações nos canais de Ouvidoria do Governo. Ao final de cada acesso, uma pesquisa de satisfação era aplicada para avaliar o desempenho das ferramentas utilizadas.

Outra ocasião que gerou um grande envolvimento por parte da sociedade foi o Hackathon da Inteligência Cidadã. O objetivo era que as equipes criassem projetos que, por meio de ferramentas tecnológicas baseadas em interfaces digitais (softwares, sites, apps, chatbots etc), traduzissem e facilitassem o acesso e uso dos dados públicos pelos cidadãos. Ao final, quatro equipes foram premiadas – duas na categoria geral e duas na categoria ensino médio.

Assim que o Ceará Transparente atingiu uma fase avançada de desenvolvimento, logo no início de 2018, as equipes da Caiena e da CGE organizaram um treinamento intensivo do sistema para os servidores das ouvidorias que o teriam como ferramenta de trabalho. Ao todo, cerca de 260 funcionários públicos passaram pelo treinamento, puderam conhecer as ferramentas a fundo e tirar dúvidas com as equipes técnicas, que acompanharam todo o processo.

Como próximos passos, além de uma vontade muito grande de que a população se aproprie ainda mais do Ceará Transparente, até o final de outubro, haverá uma última etapa de repasse tecnológico, feita especificamente para as equipes técnicas da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará. Essa equipe será a responsável pela manutenção do Sistema e deverá ter total conhecimento e autonomia sobre a plataforma, conforme estabelecido desde o Plano de Trabalho do Projeto.